segunda-feira, 25 de outubro de 2010 | By: Adriana Sousa

Eixo 3 - Atividade Presencial


Oi Turma,
Usar Mapas Conceituais na educação pode ser um diferencial, uma vez que permite a organização de idéias e conceitos acerca de um assunto. Ao lermos um livro, um texto, uma imagem, um vídeo,... estruturamos nosso pensamento através de palavras-chaves que possuem significados marcantes nessa leitura e assim, de maneira simples e fácil “resumimos” e registramos os pontos principais da nossa aprendizagem. Posteriormente, ao visualizarmos esse mapa possamos “reler” o objeto que descrevemos.
Com o advento da internet e da web 2.0, com o mesmo objetivo, o mapa em papel dá vez para o mapa virtual. O número de programas e sites que abordam o assunto “Mapas Conceituais” cresceu. Softwares gratuitos que disponibilizam a construção de mapas conceituais estão disponíveis na rede assim como sites que permitem a construção online e compartilhamento dos mapas.

Para aprofundar mais o assunto, que tal lermos o texto: Mapas Conceituais colaboram para a construção do conhecimento e discutirmos as ideias contidas nele?

Seguem também alguns links sobre Mapas Conceituais com reportagens e softwares gratuitos para download:
Mapas Conceituais Exemplos

Espero que aproveitem!