Atividade 1 - Fórum “Currículo e suas características”
Com base no texto “Formação de professores numa escola aprendiz” disponível em:
http://www.midiamix.com.br/eb/exe/texto.asp?id=429 e considerando a temática abordada nesse eixo, vamos compartilhar com o entendimento de cada um sobre:
Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula?
Escreva suas considerações, leia as contribuições dos colegas colocando suas argumentações sobre a temática.
Atividade 2 - Fórum “Esboçando o Projeto: algumas estratégias"
Agora que analisamos a concepção de currículo como um processo de construção social, resultante de escolhas que consideram “o que” deve ser aprendido, o “como” ensinar para favorecer a aprendizagem, e principalmente “por que” ensinar certos conhecimentos e não outros, é importante analisar o projeto PITEC em desenvolvimento no contexto da prática pedagógica, em busca de identificar as construções curriculares.
- Revise seu projeto e reflita com base nos questionamentos:
- Que estratégias se destacam entre as mobilizadas no desenvolvimento do projeto?
- Como podemos enfrentar os desafios que levem à concretização do projeto de escola democrática?
- Como podemos trabalhar a flexibilização da organização curricular tornando-a adequada para a trajetória de uma sociedade complexa e em contínuo processo de mudança?
- Quais tecnologias foram integradas ao desenvolvimento do PITEC?
- O que foi feito com as tecnologias que não poderia ter sido realizado sem elas?
- Quais modificações podem ser realizadas para aprimorar o PITEC?
- Quais atitudes e valores podem ser vivenciados no desenvolvimento do projeto?
- E o que mais achar necessário.
- Compartilhe conosco!
Atividade 3 - Diário de Bordo
A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática desse Eixo de estudo. Esse, é um momento pessoal de registro do seu processo de introspecção. Reflita e escreva sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo