segunda-feira, 2 de novembro de 2009 | By: Adriana Sousa

Módulo 2 - Hipertexto, hipermídia e internet

Módulo 2
Atividades - Parte 2

ATIVIDADE 3 – Execução da Atividade Planejada


Na atividade 2, vocês planejaram em grupo uma atividade para ser aplicada com os alunos. Agora chegou a hora de por em prática o que foi planejado pelo grupo, onde você vai experimentar a atividade planejada com seus alunos ou com a turma de seu colega de dupla. Para que data marcaram a experiência com a atividade?
Sugerimos algumas estratégias para a execução da atividade, de forma que você possa tirar bastante proveito dela (tanto desta como de outra qualquer), fazendo um registro de como foio seu desenvolvimento em sala.

  • O professor da turma conduz a atividade enquanto o outro professor da dupla (ou os outros professores do trio) deve estar em sala como observador, anotando como a atividade se desenvolve, como é recebida pelos alunos, como é conduzida pelo colega, como os equipamentos se comportam, etc. Cuidados que o professor observador deve ter: ele é um observador ativo, que precisa ver e compreender, tanto quanto possível, o que ocorre com toda a turma e com cada aluno. Espera-se, portanto, que caminhe pela sala para observar de perto como participa da atividade cada um dos grupos de alunos, que dificuldades apresentam, que descobertas fazem etc. É preferível fazer isso com uma prancheta na mão e andando pela sala. Cada um de vocês vai encontrar a forma mais adequada para si.


  • Outra sugestão que pode ajudar é ter na mão uma folha de papel com os nomes dos alunos, com espaço ao lado para poder anotar com agilidade algum processo ou intervenção digno de nota de uma dupla ou de um aluno.

Veja alguns pontos que podem ser observados e anotados durante a atividade:
• Como os alunos se envolveram?
• Os alunos conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade?
• A forma de apresentá-la foi clara para este grupo de alunos?
• O que conseguiram fazer e perceber?
• Quais as dúvidas e dificuldades mais recorrentes?
• Que coisas chegaram a descobrir e a fazer que não estavam previstas?
• De que forma se relacionaram as duplas internamente?
• Mais disputaram o uso da máquina ou mais colaboraram para o andamento do trabalho?
• As duplas colaboraram umas com as outras? De que forma? Ensinaram, tiraram dúvidas ou perguntaram umas às outras?
• Em quais duplas de alunos os objetivos planejados foram atingidos? Em quais não foram? Qual a proporção?
• Que aprendizagens não previstas ocorreram com muitos alunos?
• Que aprendizagens, descobertas ou criações especialmente interessantes e não previstas ocorreram com algum ou alguns alunos?
• Como foi a condução da atividade pelo professor? Foi muito diretiva ou permitiu que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos?
• Os equipamentos funcionaram a contento?
• Os programas funcionaram a contento?
Depois de encerrada a atividade, os professores da dupla devem se reunir em algum momento para analisar o que foi anotado, avaliar os ganhos que resultaram para a turma como um todo e para cada aluno em particular. Quanto mais cedo isso ocorrer, mais vivos estarão na memória os fatos ocorridos.

ATENÇÃO!! Não perca o prazo para aplicação da atividade prática: 16 de novembro.

ATIVIDADE 4 – Registro digital da experiência

Este registro deverá ser realizado no seu Portifólio Digital como um documento multimídia ou um hiperdocumento. Se puderem, façam ligações (links) deste trabalho para o que seus alunos produziram.

Como fazer a atividade:
Neste registro vocês deverão relatar o processo explicitando o que aconteceu, como vocês planejaram e o que precisaram modificar pelas imposições da prática. Segue um modelo como forma de orientação, mas se sintam livres para modificá-lo à medida  que seja necessário. Pontos a constar no registro descritivo do projeto:


1. Descrição do projeto com seus objetivos, etapas, recursos necessários etc;
2. Características da turma em que foi aplicada a atividade: série, disciplinas envolvidas, quantas aulas foram necessárias, quantos alunos participaram, quantos professores e qual o papel de cada um;
3. Descrição de como se desenvolveu a atividade: Enriqueça com fotos, sua opinião, depoimentos dos alunos dizendo o que acharam do projeto, o que avaliam que aprenderam com a atividade e depoimentos de outros professores que tenham acompanhado e tenham alguma percepção interessante do ocorrido.
4. Resultados obtidos: aonde chegaram os alunos? Desenvolveram as competências e os conhecimentos que vocês esperavam? Quais? Quais objetivos esperados não foram atingidos? Que outras aprendizagens inesperadas aconteceram? Aqui, como no item anterior, pode ser uma boa idéia fazer links para os trabalhos que os alunos desenvolveram para ilustrar e confirmar o que afirmam.
5. Conclusões: o que aprenderam vocês com o desenvolvimento do projeto? De que forma projetos como esse podem integrar o planejamento de vocês? Que outras atividades podem passar a integrar planejamentos futuros em função do que perceberam nesta experiência? De alguma forma a experiência sugere mudanças importantes no seu planejamento para os anos vindouros? Quais?
6. Bibliografia e webliografia: os textos, sites e páginas da Internet que os ajudaram a planejar o que planejaram, a fundamentar e analisar o ocorrido. Isso tudo deve ser feito em um documento digital, isto é, no computador, porque é lá que será depositado para que se torne acessível a todos.

ATIVIDADE 5 – Resumo Ilustrado


A função desta atividade será dar suporte à apresentação de vocês para os colegas no encontro presencial. Sendo assim, o grupo deverá escolher entre Vídeo, Slides ou Pôster (ou utilizá-los de forma integrada) como uma forma de apresentar os aspectos mais gerais e importantes do trabalho realizado na sala de aula como os alunos.

Como fazer a atividade:
Esta atividade é como se fosse um resumo ilustrado e ilustrativo do trabalho de vocês. Ao criá-la, vocês exercitarão principalmente sua capacidade de síntese, apresentar em poucas palavras os aspectos centrais e mais importantes do que experimentaram. Devem usar sempre frases curtas, quase como se fossem manchetes de um noticiário. No dia do encontro, vocês vão apresentar para os colegas, seu trabalho, usando o vídeo, slides ou pôster (a ferramenta escolhida pelo grupo) como apoio e memória.
Podem usar imagens e fotos se desejarem, mas lembrem-se de escolher as mais significativas, que apresentem ou ilustrem de forma especial algum fato importante ocorrido ou algum resultado significativo.
Caso escolham os pôsteres, em geral eles são feitos em um espaço equivalente ao de uma folha de papel pardo grande, cerca de 80 X 120 cm. Esse exercício de criação do pôster vai nos levar, na próxima unidade, a discutir critérios sobre como elaborar uma boa apresentação multimídia. “Boa”, aqui, significa uma apresentação eficiente, que consegue ajudar seu leitor a entender, em poucas palavras e imagens, o quadro geral de um assunto. Mas isso fica para a próxima unidade. Vamos, neste momento, ater-nos ao tema desta, que já não é pouca coisa.


Esta atividade será apresentada pelo grupo (dupla ou trio) em Encontro Presencial.

Baseado nas atividades da Prof. Silene Araújo (NTE06 - Jequié)