terça-feira, 6 de outubro de 2009 | By: Adriana Sousa

Atividade Presencial: Hipertexto

.
Atividade 1 - Navegação à deriva... (Presencial)
.
Abra o documento "O que é hipertexto", disponível no CD ou a página da Wikipédia sobre hipertexto, que fica em http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto . Ele será aberto no navegador de internet do seu computador. As palavras e expressões em azul são links para outras páginas ou para outros pontos na mesma página. Clique neles com o mouse sempre que tiver curiosidade de saber a que se refere, ou para onde aponta a expressão. Se quiser voltar à página em que estava, clique na seta que há na barra de ferramentas do navegador: a que aponta para a esquerda, volta para a página anterior. Experimente à vontade, clique nos diversos links, clique sobre as imagens, volte para a página anterior... a idéia, neste momento, é que você vivencie sem medo de errar a sensação de navegar por um hipertexto. Se você ficar completamente perdido, é só começar de novo fechando o navegador e voltando ao documento inicial.

Houve diferença nos caminhos navegados? Que diferenças de percepção resultaram? Se perdeu na navegação? Soube voltar para as páginas iniciais? Há ganhos em navegar à deriva? Ajuda você a ampliar os horizontes? Ampliam-se as possibilidades de conexões do tema inicialmente buscado com outras questões e conceitos? Quais? Como?

Atividade 2 - Construção do Hipertexto
.
Você vai criar a página inicial de seu portfólio, uma página onde vai registrar, ao longo do curso, as atividades que fez e fará, as coisas que descobrir e inventar. Mas nem tudo ficará nessa página - as discussões continuarão no ambiente eProinfo.
Nela você vai colocar um comentário sobre cada atividade, sobre cada coisa que produzir e colocará links para essas coisas. Essa proposta visa a que você aprenda a fazer um hipertexto que reúna o que você já produziu neste curso até agora. Esse documento deve continuar a ser utilizado por você ao longo dos estudos, inserindo pequenos textos com comentários sobre a sua produção e com links para cada novo trabalho produzido. Poderá também incluir comentários e links para objetos digitais e outros recursos que encontrar ecujo uso em educação lhe pareça interessante.
Assim enriquecido, ao longo de todo o curso, estacoleção de documentos será o seu portfólio, um conjunto de documentos que retrata a sua trajetória, o que aprendeu, as reflexões mais importantes e um pouco de como aprendeu, como se deram as descobertas etc.
.
PARTE A (Presencial)
Para a construção do seu Portifólio sugiro criar um blog no Blogger ou uma página no Wikispaces. Para isso, clique no link do espaço escolhido e faça seu cadastro. Feito o cadastro, elabore e publique neste espaço sua conceituação sobre hipertexto, utilizando o que leu até agora. A proposta é criar um texto curto, onde você pode utilizar citações do que leu que, em sua opinião, expressam de forma clara o que é um hipertexto. Seja cuidadoso, não copie tudo o que gostou ou tudo o que encontrou. Não esqueça de colocar as fontes no rodapé do texto.
.
PARTE B (a distância)
Acesse o ambiente eProinfo e no Fórum "Construindo conceito sobre Hipertexto", publique o endereço do seu Portifólio. Em seguida, visite, no mínimo, três trabalhos de colegas fazendo comentários sobre o que foi publicado sobre Hipertexto mencionando o que existiu em comum e registrando as divergências de modo a construir um conceito do grupo sobre o asssunto.
PARTE C (a distância)
O conceito sobre Hipertexto já está claro, não é mesmo? Agora vamos criar uma atividade com Hipertexto ou Internet.
O primeiro passo é a montagem de grupos de trabalho. Sugiro que formem os grupos entre professores que tenham oportunidade de encontrar-se com freqüência e que tenham interesses similares. Reunir o maior número possível de colegas e eleger os temas sobre os quais gostariam de trabalhar é uma forma interessante de formar as duplas (ou trios).

Escolhido o grupo de trabalho, planejem uma atividade para ser desenvolvida com os alunos em que se usem alguns dos recursos de que tratamos nas duas semanas anteriores. Alguns exemplos de atividade podem ser:

  • criação de páginas pessoais com links para coisas que tenham interesse na Internet,
  • navegação e pesquisa na Internet,
  • criação de um hipertexto coletivo formado por pequenas histórias intercaladas produzidas por duplas ou trios de estudantes.

Se alguma das duplas ou trios de cursistas for formada por gestores da escola, pode-se planejar uma atividade relativa à gestão. Alguns exemplos:

  • criar e publicar na rede interna um documento hipertextual listando os recursos de tecnologia de que dispõe a escola. Junto a cada equipamento pode haver um link para uma página que informe os recursos de que dispõe o equipamento, o que é necessário para usá-lo (reservar, por exemplo) como aprender a usálo, quem sabe usar e pode ensinar etc;
  • criar uma página que liste professores e funcionários da escola e sua função e estimule cada um a criar uma página sua para ser vinculada (ter hiperlink) a essa. Sua dupla ou trio já pode começar inserindo links para as páginas dos professores que estejam fazendo o curso e já fizeram um texto com sua apresentação;
  • usar e adaptar atividades que já tenham experimentado antes e que, com o uso da tecnologia, possam ser melhoradas.

O que buscamos aqui não é que sejam capazes de desenvolver tudo, sozinhos, desde o zero, mas que sejam capazes de planejar uma atividade, criticá-la com ajuda de colegas, para aperfeiçoá-la, em seguida, experimentá-la com seus alunos, avaliar o seu desenvolvimento para aprimorá-la e, por fim, publicar a experiência para que outros possam lançar mão da criação de vocês.

Descrevam a atividade com tanto detalhe quanto possível, coloquem em um texto no editor de texto e publiquem na Biblioteca / Material Aluno, Tema: Atividade 2 - Parte C e subtema Planejando Atividade com Hipertexto.
.
Pontos a observar ao planejar a atividade e que devem constar do planejamento:

  • objetivos de aprendizagem (ao completar a atividade o aluno deverá ser capaz de....), isto é listar o que pretende que os alunos venham a ser capazes de fazer após a atividade ou venham a saber após a atividade;
  • as etapas das atividades devem ser claramente definidas;
  • identificação e listagem dos recursos necessários. Eles estão disponíveis para serem usados?
  • quais os pré-requisitos em termos de competências e conhecimentos dos alunos?
  • formas de avaliação: como verificarão se a atividade atingiu seu objetivo?

PARTE D - Fórum "Análise dos trabalhos dos Colegas"

Em seguida, cada grupo analisa o trabalho de uma outra dupla, para, não só fazer sugestões que possam melhorar ou ampliar a atividade planejada, como para ter mais elementos e idéias que ampliem a sua. Você e seu(s) colega(s) de grupo podem e devem conversar sobre a atividade, mas não deixem de fazer comentários por escrito no texto que forem analisar. Para isso, acessem o ambiente eProinfo e registrem suas opiniões no Fórum “Análise dos trabalhos dos colegas". De posse dos comentários dos colegas, cada grupo deve dar uma forma final ao que planejou, publicar no seu Portifólio e verificar a data para usar a atividade com os alunos.
.