Objetivo: Refletir sobre o papel do professor e da escola frente a presença das tecnologias em sala de aula
Atividades - Parte 2
Período: 22 de setembro a 05 de outubro/2009
Atividade 4 – Ensinando e aprendendo com tecnologias e mídias digitais
Escolher um vídeo da TV Escola do seu interesse observando questionamentos, debates e propostas de atividades que possam ser utilizadas em sala de aula. Digite o roteiro em um editor de texto citando: nome, resumo, duração e tipo de vídeo (documentário, entrevista,...), área de conhecimento e nível envolvidos (fundamental/ médio) e aponte suas propostas para utilização do mesmo em sala de aula. Salve o arquivo como “seunome_ativ4” e envie para o ambiente eProinfo em Biblioteca – Material do Aluno – tema Atividade 4 – subtema TV Escola.
Atividade 5 – Aprendizagem significativa e o uso de TIC no trabalho por projetos
Faça uma pesquisa envolvendo uma experiência de trabalho por projeto, realizada no contexto da escola. Esta pesquisa poderá ser feita via Internet ou contato (entrevistas, observação, leitura de artigos ou livros) com professores. Considere, nesta pesquisa, algumas características do projeto: tema, conteúdos curriculares envolvidos, números de alunos e professores participantes, tecnologias e mídias utilizadas, duração, atitudes dos alunos, entre outros. Organize e documente as informações pesquisadas, elabore uma análise sobre os dados pesquisados usando o editor de texto.
Salve o documento como “seunome_ativ5”. Poste o arquivo desta atividade no ambiente eProinfo em Biblioteca - Material do Aluno, tema Atividade 5, subtema “Pesquisa_Projeto”. Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca - Material do Aluno, para conhecer suas reflexões e relatos.
Atividade 6 – Divulgando Pesquisa “trabalho por projetos” (encontro presencial)
Os resultados e a análise das pesquisas sobre "trabalho por projetos" deverão ser divulgados entre os participantes da turma. Organize a apresentação do resultado e da análise da pesquisa usando slides (no máximo 4) ou outra forma que achar mais conveniente. Traga sua apresentação (caso digital, salve o arquivo em um CD ou pendrive) para mostrar no encontro presencial.
.
Atividade 7 – Reflexão da Aprendizagem
Reflita sobre sua trajetória de aprendizagem e registre no Diário de Bordo.
Reflita sobre sua trajetória de aprendizagem e registre no Diário de Bordo.
.