
Módulo 1 – Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
Objetivo: Refletir sobre o papel do professor e da escola frente a presença das tecnologias em sala de aula
Atividades - Parte 1
Período: 08 de setembro a 21 de setembro / 2009
Período: 08 de setembro a 21 de setembro / 2009
Atividade 1 - Quem sou (Presencial)
Cada cursista deverá relatar “Quem sou como professor e aprendiz, usando o editor de texto” levando em consideração os seguintes pontos de reflexão: Sou um professor que desperta a curiosidade do aluno? Busco preparar meus alunos para utilizar os novos sistemas culturais de representação do pensamento? Desenvolvo uma prática interativa com os alunos? Ouço suas idéias? Aprendo com os alunos? Com os colegas? Faço mudanças na minha forma de ensinar? Por quê? Sinto-me confortável quando isto acontece ou tenho receio?
Salvar o arquivo com o “nomedadupla_ativ1” e compartilhar com os colegas enviando para a Biblioteca – Material do Aluno – tema Atividade 1 – subtema “Quem sou” no ambiente eProinfo.
Fiquem atentos!!! Para salvar o arquivo, recomendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. O traço que sugerimos utilizar (sinal de underline, underscore ou sublinhado) é aceito pelo computador como uma letra comum.
Atividade 2 – Refletindo sobre a identidade do Professor e sua própria aprendizagem e a escola diante desse novo panorama da sociedade/ tecnologia na escola (a distância)
Vamos refletir sobre as preocupações e expectativas do professor sobre o uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem e o papel da escola no panorama desenhado pela presença das tecnologias?
Para embasar nossas discussões, vamos ler a entrevista do Prof. Antonio Nóvoa, os textos “Aprendizagem continuada ao longo da vida” do Professor José Armando Valente , “As sereias do ensino eletrônico” dos Professores Paulo Blikstein e Marcelo Zuffo , "O Professor e sua formação" da Professora Maria Umbelina Caiafa Salgado e assistir à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia .
Atividade 2 – Refletindo sobre a identidade do Professor e sua própria aprendizagem e a escola diante desse novo panorama da sociedade/ tecnologia na escola (a distância)
Vamos refletir sobre as preocupações e expectativas do professor sobre o uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem e o papel da escola no panorama desenhado pela presença das tecnologias?
Para embasar nossas discussões, vamos ler a entrevista do Prof. Antonio Nóvoa, os textos “Aprendizagem continuada ao longo da vida” do Professor José Armando Valente , “As sereias do ensino eletrônico” dos Professores Paulo Blikstein e Marcelo Zuffo , "O Professor e sua formação" da Professora Maria Umbelina Caiafa Salgado e assistir à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia .
Leve em consideração as seguintes afirmações:
“É difícil dizer se ser professor, na atualidade, é mais complexo do quefoi no passado, porque a profissão docente sempre foi de grande complexidade. Hoje, os professores têm que lidar não só com alguns saberes, como era no passado, mas também com a tecnologia e com a complexidade social, o que não existia no passado. Isto é, quandotodos os alunos vão para a escola, de todos os grupos sociais, dos mais pobres aos ricos, de todas as raças e todas as etnias, quando toda essa gente está dentro da escola e quando se consegue cumprir, de algum modo, esse desígnio histórico da escola para todos, ao mesmo tempo, também, a escola atinge umaenorme complexidade que não existia no passado.” (Antônio Nóvoa, 2001)
"[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento". (Dowbor, 2001).
Acesse no eProinfo, o Fórum Educação e Tecnologia para registrar sua contribuição e, ao mesmo tempo, conhecer e comentar as contribuições dos colegas.
.
Caso exista dúvidas na navegação do ambiente eProinfo, acesse o Manual do Cursista eProinfo.
.
Atividade 3 – Tecnologias na Escola (a distância)
Fazer um levantamento das tecnologias existentes na escola e dos modos que elas são utilizadas. Clique no Formulário Diagnóstico que deverá ser preenchido, salvo como “seunome_diagnostico” e enviado para o ambiente Material do Aluno – tema Atividade 3 – subtema “Diagnóstico”.
Atividade 3 – Tecnologias na Escola (a distância)
Fazer um levantamento das tecnologias existentes na escola e dos modos que elas são utilizadas. Clique no Formulário Diagnóstico que deverá ser preenchido, salvo como “seunome_diagnostico” e enviado para o ambiente Material do Aluno – tema Atividade 3 – subtema “Diagnóstico”.
0 comentários:
Postar um comentário